Me dá, me dá, me dá.
Esse é o famoso mecanismo da frustração!
Promessas, acordos não compreendidos, alinhamentos desalinhados e principalmente a falta de comunicação reta, direta e entendida são os geradores de expectativas que geram as frustrações.
Conheço inúmeras pessoas que fazem promessas e não cumprem.
Conheço inúmeras pessoas que acreditam terem feito um acordo, porém o outro lado não está consciente dos termos desse acordo.
Conheço inúmeras pessoas que acreditam estarem alinhadas a alguma coisa, como por exemplo os valores de uma empresa, enquanto a própria empresa se encontra desalinhada a esses valores nas suas praticas cotidianas.
Conheço inúmeras pessoas que tem sua comunicação cheia de “por favor”, “eu queria”, “sim”, “não” e fingem que o outro lado (receptor) entendeu o que foi dito e o resultado é catastrófico pela falta de objetividade e assertividade na comunicação.
O mecanismo instalado em todos esses processos se chama Expectativa, que significa, aquilo que eu espero e projeto no outro com base naquilo que eu acredito ser o certo.
Esse é sem duvida o mecanismo mais rápido para se frustrar sozinho. Quando vivenciado repetidas vezes pode até se tornar doentio (leva a pessoa a uma propensão de desenvolvimento de uma doença).
Um convite ao desenvolvimento é verificar:
Em relação a que eu estou me frustrando?
Em relação a quem eu estou frustrado?
Identificado isso, é só desconstruir a expectativa. Simples Assim!
Sócrates Vittori, 18.08.2020
No comments yet